Páginas

domingo, 21 de março de 2010

TRABALHANDO O TEXTO

VOCABULÁRIO:

Intriga:traição, mexerico, fofoca
Intolerância:falta de tolerância – suportar/aguentar
Mesquinho: insignificante, apagado, ridículo
Solidariedade: ser solidário – companheiro, amigo

INTERPRETAÇÃO:

Pense no texto, no ano que inicia e responda:

1) O que você fará para que seu ano e o das pessoas que o rodeiam na escola, na família e amigos seja um sucesso?

2) Para você, que atitudes e sentimentos podem fazer com que o ano não seja um sucesso?

3) Agora, escreva frases com as palavras que estão no vocabulário.

4) Faça uma ilustração sobre o texto.

PARA CASA:

1) – Leia o texto com a família, conversem sobre ele e elaborem duas regras para uma boa convivência dentro do ambiente escolar, durante o ano.



No outro dia, retomar o texto. Cada aluno lê suas regras e, juntos elaborar as regras da turma.
Lembrem-se:
Estabelecer de 5 a 10 regras no máximo.
Ao longo do trimestre e do ano, as regras devem ir mudando de acordo com a necessidade da turma.
Avaliação:
Quais as regras que nós conseguimos cumprir?
Quais as que devem melhorar?
Que outras regras são necessárias para a nossa turma?

ÁRVORE DOS SONHOS
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede.
Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre.
Ex.: Como gostaríamos que fosse...?Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão.
Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.

Nenhum comentário: