Páginas

sexta-feira, 23 de abril de 2010

PROJETO LITERÁRIO: “ASAS DE PAPEL”

PROJETO LITERÁRIO: “ASAS DE PAPEL”

Público alvo: alunos do 1º ao 5º ano de escolaridade da E.E. “Eponina Soares dos Santos”.

Duração: ano letivo de 2010.

Responsáveis: professores do 1º ao 5º ano de escolaridade, supervisoras e bibliotecária.


Objetivo geral: despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, exercitando-a como prática democrática fundamental na formação do senso crítico e da cidadania.

Objetivos específicos:
a) Estimular o aluno ao prazer da leitura;
b) Criar um ambiente estimulante de leitura em sala de aula, propício ao desenvolvimento do fazer literário;
c) Proporcionar oportunidades de trabalho com obras de diversos autores;
d) Avaliar, caracterizar, analisar sentimentos de personagens e obras;
e) Confrontar e argumentar posições de autores diferentes;
f) Estimular práticas interessantes para a leitura compartilhada (roda de leitura).

Desenvolvimento:

Abertura do projeto:

 Exposição e visitação do trabalho artesanal do livro “Asas de Papel”(Marcelo Xavier) feita pelos alunos do 5º ano de escolaridade.

 Momento de leitura realizado toda sexta-feira, das 14:00 às 14:30h em todas as turmas simultaneamente, ate o final do ano letivo, onde os alunos e professores dedicarão este tempo exclusivamente à leitura de diversos portadores de textos de acordo com o nível da turma.



I – Visita à biblioteca da escola para:

 Conhecer os vários tios literários;
 Conhecer os critérios para catalogar livros e empréstimos;
 Aprender como se comportar numa biblioteca;
 Listar autores infanto/juvenil e suas obras.


II – Entrevistas:

 Com a família para obter informações sobre o gosto literário. Discutir idéias e analisar livros ou textos, criticando.
 Com o professor para informar-se quanto à media de livros lidos anualmente, à preferência de gênero literário e ao livro que esta lendo no momento .


III – Excursões: ( dentro das possibilidades)

 Na biblioteca pública para colher informações sobre gêneros literários mais lidos ou solicitados. Público alvo e aquisição do acervo.
 Ateliês de artistas plásticos e ou locais onde se concentram artes na região para conhecer profissionais e analisar diversos trabalhos como pinturas, cerâmicas, etc ( artistas brasileiros e do mundo ).
 Visita ao museu Guimarães Rosa ( 3º, 4º e 5º anos ).
 Visita à Bienal do Livro em Belo Horizonte ( 5º ano ).

*As excursões poderão acontecer no decorrer do projeto.

IV – Oficinas Literárias:

 Círculos de leitura com a turma dividida em grupos utilizando materiais diversos como folders, catálogos, letras de musicas, livros, jornais, revistas, etc;
 Apresentação de trabalhos desenvolvidos enfatizando a dinâmica escolhida com teatros, sarais poéticos, etc.


V – Cantinho de leitura:

 Seleção de livros de acordo com idade e interesse da turma;
 Escolha de nome e preparação do Cantinho de Leitura ( votação );
 Projeto “Álbum de Figurinhas” desenvolvido pelo 5ºano ( em anexo);


VI – Empréstimos de livros da biblioteca:

 Apresentação dos livros e empréstimos a partir da visita à biblioteca pelos alunos com dia determinado pela bibliotecária;
 Trabalhar com os livros em casa e na sala de aula – professor / família / aluno;
 Explorar obras através de teatro, discussão sobre o assunto, trabalho em grupo, fichas literárias, varais, murais, transcrição de historias em quadrinhos;

VII – Aula de Biblioteca: (uma vez por mês )

 A bibliotecária promove uma aula de contação de histórias relâmpago utilizando objetos diversos, intitulada com “Zé das Idéias “ com a participação de alunos, professores, supervisoras, diretora, como criadores das histórias contadas através dos objetos utilizados .

VIII – Roda coletiva de histórias: ( crianças do 1º e 2º anos de escolaridade)

 As crianças deverão criar histórias, relatar, ler e explorar historias com a mediação do professor. Os livros do acervo serão as ferramentas no processo de letramento;
 Exposição de desenhos e recriação de textos retirados dos livros lidos e afixados no Mural de Leitura criado em sala de aula ou varal;
 Criar o momento: Era uma vez... , onde os alunos contarão causos e histórias surgidas em sala de aula, em data combinada, com o sorteio de duas crianças para que possam contar nas outras turmas de mesma idade, a historia mais interessante;
 Apresentação dos trabalhos feitos pelos alunos durante o mês, escolhendo três melhores a serem apresentados na roda coletiva com todas as turma dos 1º e 2º anos de escolaridade.

Culminância do Projeto:

Semana de Arte:

 Ao final do projeto todas as turmas deverão apresentar uma peça teatral (de acordo com o nível e capacidade dos alunos) com o tema escolhido em sala de aula para os demais alunos da escola e pais dos alunos que farão as apresentações;
 O cronograma de apresentação fica determinado em comum acordo pelos professores e equipe pedagógica.
 Sugestão de apresentação:

SEGUNDA-FEIRA: 1 ANO DE ESCOLARIDADE
TERÇA-FEIRA: 2 ANO DE ESCOLARIDADE
QUARTA-FEIRA: 3 ANO DE ESCOLARIDADE
QUINTA-FEIRA: 4 ANO DE ESCOLARIDADE
SEXTA-FEIRA: 5 ANO DE ESCOLARIDADE


“ Uma leitura verdadeiramente produtiva, prazerosa, deve ter o dom de encantar, hipnotizar e despertar no indivíduo uma vontade avassaladora de ler.”



Sete Lagoas, Abril de 2010.

Nenhum comentário: