PROJETO ÁLBUM DE FIGURINHAS
Público alvo: alunos do 5º ano de escolaridade
Duração: ano letivo de 2010
Responsáveis: professoras do 5º ano de escolaridade.
Objetivo geral:
Despertar o interesse pela leitura no âmbito escolar.
Objetivo específico:
Estimular o aluno ao prazer da leitura;
Criar um ambiente estimulante de leitura em sala de aula, propício ao desenvolvimento do fazer literário;
Proporcionar oportunidades de trabalho com obras de diversos autores;
Avaliar, caracterizar, analisar sentimentos de personagens e obras;
Produzir textos a partir de historias lidas;
Trabalhar de maneira prazerosa a utilização do Cantinho de Leitura.
Desenvolvimento:
Escolha do cantinho de leitura feita pela professora de acordo com a idade dos alunos;
Apresentação dos livros e projeto aos alunos;
Explicação aos alunos a respeito do desenvolvimento do projeto durante as aulas;
1ª ETAPA: Confecção das figurinhas pelos alunos
Cada aluno terá direito a escolha de um livro do cantinho de leitura que será numerado de acordo com o número de alunos da sala de aula;
Após a escolha os alunos farão a leitura do início do livro na sala de aula no tempo determinado pela professora;
Os alunos receberão uma folha quadriculada e numerada de acordo com a quantidade de livros do cantinho de leitura, para que confeccionem uma figurinha de acordo com o livro que está lendo, para cada aluno da sala. Todos deverão fazer a mesma coisa com seus respectivos livros. As figurinhas deverão ter ilustrações de acordo com a história lida. Esse procedimento acontece apenas com 1º livro.
As figurinhas deverão ser entregues para a professora e organizadas na caixa de figurinhas, confeccionada para este fim, tendo divisórias numeradas de acordo com o número exato de livros do cantinho de leitura.
2ª ETAPA: Montagem do Álbum de Figurinhas
Cada aluno receberá seu álbum de figurinhas com folhas numeradas de acordo com a quantidade de livros do cantinho de leitura;
Semanalmente, os alunos farão a troca dos livros, não podendo escolher livros repetidos, para que a leitura seja feita na sala de aula nos horários de tempo livre entre as atividades e em casa, ;
Em cada página do álbum recebido que serão numeradas na ordem crescente, haverá um local para que sejam coladas as figurinhas produzidas pelos alunos de toda a turma, além de um espaço em branco para que após a leitura do livro correspondente, seja respondida uma questão feita sobre o livro lido;
Após a escolha de cada livro, o aluno deverá se dirigir até a caixa de figurinhas para pegar a que for correspondente ao número do livro que escolheu. Esse procedimento será feito até que todos os alunos tenham lido todos os livros e completado seu álbum de figurinhas;
3ª ETAPA: “Fórum de Figurinhas”
Os alunos, organizados em círculo, em outro local da escola que não seja a sala de aula, farão um comentário a respeito de alguns dos livros que leram, de acordo com as questões levantadas pela professora e colegas, de maneira que todos os livros sejam citados nesta etapa.
4ª ETAPA: Culminância do Projeto
Os álbuns de figurinhas produzidos pelos alunos, serão expostos para os demais alunos da escola com o intuito de valorizar o trabalho realizado e despertar nos mesmos o interesse pela leitura.
Míliam Batista do Amaral Souza
Abril de 2010.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário